Curso de Psicanálise Kleiniana

D3-qIpxW0AAfrjW.jpg

"O legado de Melanie Klein é rico demais e uma de minhas missões é militar em prol de sua teoria, buscando que esse conhecimento não seja perdido, principalmente porque entendo a importância de seus escritos para se trabalhar a realidade e as questões presentes na clínica contemporânea."

- Tássia Borges -

Por que Melanie Klein?

A obra de Melanie Klein traz abordagens e manejos pertinentes para o contexto atual. É pautada na questão da realidade e de emoções fundamentais do ser humano, como amor e ódio, culpa e reparação, inveja e gratidão, além das relações objetais e os tipos de ansiedades.

Seu legado é rico demais para ser perdido, principalmente porque entendemos a importância de sua teoria para se trabalhar a realidade e as questões presentes na clínica contemporânea.

O curso

Inédito no mercado, o Curso de Psicanálise Kleiniana é dividido em duas etapas.

Composto de uma parte teórica e outra prática, o curso contempla toda obra de Melanie Klein, seus conceitos, principais textos, discussão de casos apresentados na literatura kleiniana e o que os neo-kleinianos têm pesquisado. Somando a tudo isso, um ano de aulas de manejo kleiniano e supervisão a partir da teoria.

Foi desenvolvido pedagogicamente como curso continuado, sem espera por abertura de turma.

ETAPA 1

Dois anos de teoria*

História e obra de Melanie Klein, em que contexto ela inicia seus estudos psicanalíticos, as referências teóricas que ela segue bem como interações com outros autores da Psicanálise.

Contato com o pensamento kleiniano, as percepções iniciais de Melanie Klein acerca do aparelho psíquico e os primeiros conceitos apresentados em sua obra-prima Amor, Culpa e Reparação e Outros Trabalhos.

 

Estudo dos principais conceitos apresentados em fase mais madura de sua teoria que resulta nos conceitos de Inveja e Gratidão e a visão integral da teoria do desenvolvimento de Melanie Klein. 

Vislumbrar os desdobramentos da teoria kleiniana e seu legado no universo da Psicanálise no estudo de seus sucessores e suas teorias. Haverá também atenção na elaboração do artigo que será entregue como prerrequisito para aprovação da parte teórica.

 

*Os conteúdos são independentes entre si.  

ETAPA 2

Um ano de clínica-manejo

Disponível apenas para aqueles que fizeram os dois anos de teoria,

 

Apresentação de conceitos diretamente ligados à clínica conforme a prática de Melanie Klein com ênfase no atendimento e observação de crianças e adolescentes com grande valia na clínica também de adultos.

Estudos de caso apresentados na obra de Melanie Klein, observações acerca do manejo para supervisão de casos à luz da clínica kleiniana.

A história

Primeiro contato

O primeiro contato que tive com a teoria kleinana foi em minha supervisão, antes mesmo do atendimento. A partir desse momento, sua obra se tornava fundamental para meu trabalho e seria impossível me separar dela. E com todo o suporte de minha orientadora, iniciei o meu percurso nessa teoria. De certa forma, até meio autodidata.

Nosso diferencial

Os ensinamentos de Melanie Klein estão presentes no divã, nas supervisões e em muitas aulas. É fácil criar co-relações com os demais teóricos da psicanálise e articular seus conceitos.Sabemos que todo esse conteúdo está à nossa disposição, mas o grande diferencial é a metodologia a ele aplicada. E isso garantimos. Trago para o Curso de Psicanálise Kleinana os ensinamentos que minha formação em Letras e os anos trabalhando com metodologia de estudos me proporcionaram. Aliado a isso, os inúmeros cursos e formações em psicanálise, que permitem um repertório único e qualificado.

A atualidade da clínica Kleiniana

Melanie Klein, ao longo de sua obra, apresenta abordagens e manejos relevantes se considerarmos as principais queixas na clínica contemporânea. São técnicas que abordam a realidade do sujeito, as emoções fundamentais do ser humano, relações objetais e os tipos de ansiedades. Uma análise kleiniana proporciona ao sujeito certa autonomia em relação à própria vida. O que estudamos possibilita ao psicanalista mais autonomia de manejo, mais recursos e repertório para auxiliar na redução de angústias e ansiedades.

Para que estudar psicanálise?

Como boa freudiana, Melanie parte da obra de Freud e explora novas possibilidades neste campo.

Cumprindo o que pedia o pai da psicanálise, evoluiu sua teoria e trouxe para o nosso universos questões inerentes ao ser humano e que podem ser vistas desde os primeiros meses de vida.

Observar a criança no adulto e como ela lidou com suas questões ao longo da vida, faz com que seja possível trabalhar as histórias pregressas (e talvez traumáticas) a partir do que é dito hoje em setting.

O que preciso saber?

Quando?

Os encontros acontecem virtualmente, no segundo sábado do mês, de 09h às 18h. Fazemos intervalos e hora de almoço.

Participação

Para participar é preciso entrar em contato com a nossa equipe para um bate papo e fazer sua inscrição.

Inscrições

Se você tiver interesse em participar, entre em contato conosco. O formato cíclico possibilita que você entre a qualquer momento em nosso curso!

Público-alvo

Psicanalistas interessados em estudar e se aprofundar na obra de Melanie Klein. Estudantes a procura de cursos de formação em psicanálise.
Também indicado para as áreas da psicologia, psicanálise, sociologia, filosofia, ciências sociais e humanas no geral.

Tem taxa de matrícula?

Como uma iniciativa de incentivo, durante o período da pandemia, suspendemos a cobrança de matrícula. Aproveite e faça sua inscrição!